Tuesday, July 7, 2009

QR Code em banheiro (grupo 2)


Partindo da ideia de provocar estranhamento e curiosidade, lançamos uma proposta inusitada: colar QR Codes em banheiros.

Para isso, pesquisamos frases filosóficas ou reflexivas, construímos imagens a partir delas e, em seguida, criamos QR Codes associados. Dessa forma, desenvolvemos uma espécie de utilização lúdica dos códigos, interagindo com um meio coletivo em que, usualmente, passa-se sem notar detalhes. Pode-se, ainda, entendê-lo como uma metáfora das pichações físicas, proporcionando reflexões num momento extremamente propício: o isolamento de uma cabine de sanitário.

Locais em Salvador onde, até o momento, foram colados QR Codes em seus banheiros: Faculdade de Comunicação da UFBA, Salvador Shopping, Shopping Center Lapa, Shopping Piedade, Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, Sala de Arte do Vale do Canela (PAC) e Biblioteca Central da UFBA.

=> Visite o site do projeto

Labels: , , , , , ,

Monday, July 6, 2009

Os Caminhos da Notícia (Grupo 01)

Com o objetivo de colocar em prática algumas das funções e idéias inerentes ao conceito de mídia locativa, desenvolvemos o projeto "GPS-Tracking - Os Caminhos da Notícia". Utilizamos para isso, as formas de mapeamento e monitoramento através de dispositivos móveis. O tema escolhido tem interesse direto aos nossos propósitos acadêmicos, já que somos estudantes de jornalismo.
A idéia foi monitorar o movimento de uma cobertura jornalística, criando um traçado na cidade, para, de forma simbólica, registrar como a notícia se apropria do espaço urbano. Este mapeamento, como mostraremos adiante, se deu a partir do processo produtivo da notícia, desde sua apuração até a chegada ao leitor, passando pelas fases de edição e impressão.



Acompanhamos uma equipe de reportagem do jornal A Tarde, destinada a cobrir uma pauta sobre crimes contra idosos. Na primeira parte do percurso fomos até a Delegacia Especial de Atendimento ao Idoso, para entrevista com a delegada. Apurada a reportagem, voltamos à base do A Tarde para acompanhar a parte de edição e diagramação. Depois seguimos para a gráfica, que fica dentro das instalações do jornal, para conferir a impressão. Por fim, acompanhamos o caminho do jornal impresso até uma banca de revista.
Mapeando o percurso da notícia pudemos resignificar o espaço através da rotina jornalística.

Confira outros projetos parecidos:

Labels: , , ,

NOTAS FINAIS

Prezados(as)

As notas finais estarão amanhã no DECOM. Todos os alunos que fizeram as atividades e compareceram às aulas foram aprovados por média. Não há alunos em prova final.

Parabéns!

Peço aos grupos que ainda não colocaram os trabalhos aqui, que coloquem logo, no máximo até o dia 11/07. Vou divulgar e gostaria de ter todos os trabalhos no nosso Blog.

Boas férias!

Labels:

Thursday, July 2, 2009

Vila Brandão Existe (grupo 5)




O projeto Vila Brandão Existe, é uma plataforma para a reflexão sobre os processos de desapropriação que tem ocorrido em Salvador, sob o comando do atual prefeito João Henrique Carneiro.

A Vila Brandão, pequena comunidade carente situada na Ladeira da Barra, é um dos diversos pontos da cidade que estão sob ameça. Até o momento, o atual prefeito não apresentou projeto para a areá, e nem mesmo esclareceu o que pretende fazer com a população do local, enquanto os rumores sobre a entrega do terreno para os interesses de grandes construtoras só faz crescer.

A partir deste quadro resolvemos investir no potencial politico das mídias locativas, para desenvolvermos um projeto de mapeamento e geotagging, que pudesse de alguma forma colaborar na denúncia dessas práticas arbitrárias, dando voz a quem não tem voz e fazendo visível a problemática desta comunidade.

Para isto, a partir do uso de câmeras simples, coletamos depoimentos dos moradores, relatando suas histórias, o modo de vida daquele lugar e como não poderia deixar de ser, se posicionando politicamente.

Posteriormente, este conteúdo em vídeo, além de algumas fotos, foram anexados ao Quickmaps, a uma conta do Picassa e ao blog do projeto (todos disponíveis em rede). Além disto, foram espalhados QrCodes pelas áreas próximas a Vila Brandão (Barra, Corredor da Vitória, Graça), na tentativa de informar e sensibilizar os moradores que vivem nos arredores da Vila para a situação vivida por esta comunidade, que além de existir quer permanecer na aréa.

O projeto Vila Brandão Existe, ainda que bem experimental, pretende ser uma plataforma colaborativa e aberta de trocas de informações, seguindo a filosofia da web 2.0, criando um espaço virtual participativo no qual os interessados podem produzir e disponibiliza conteúdos, criando uma banco de dados online sobre a Vila.


Maiores informaçoes no Blog do projeto clicando aqui




Labels: , , ,

Wednesday, July 1, 2009

Narrativas passageiras - Grupo 4


Com o intuito de explorar as potencialidades das mídias locativas no que concerne ao mapeamento e à geotagging, nosso grupo optou por realizar uma reportagem, em forma de perfil, elaborada com dispositivos móveis. A reportagem, publicada no blog Narrativas Passageiras, buscou fazer um mapeamento de situações acontecidas dentro e fora do ônibus, momentos e situações que as pessoas não costumam dar tanta importância, pela sua casualidade. Além disso, buscamos obter as impressões sobre a cidade e o transporte público, registradas pelos passageiros de duas linhas de ônibus de Salvador.

Utilizando a premissa maior de mobilidade e informação, fizemos entrevistas dentro do próprio ônibus, tiramos fotos e gravamos o áudio das entrevistas. Após o processo de coleta de informações, mapeamos o trajeto através do quikmaps e adicionamos fotos a partir de uma conta criada no Flickr. Além disso, criamos um blog para publicação de nossa reportagem. A terceira etapa do processo constitui-se no espalhamento de QR Codes ao longo dos percursos feitos pelas duas linhas em questão, além de alguns pontos da Facom e do Campus de Ondina.

Labels: , , , , ,